Compromisso com os paraibanos

Última atualização em 08/04/2018 16:08

Compromisso com os paraibanos

 É recorrente a postura independente das entidades representativas da polícia e bombeiros militares da Paraíba, em especial o Clube dos Oficiais, Associação dos Inativos e Associação de Mães de Esposas, referente aos atos praticados pelo atual governo que ao longo dos últimos 07 anos têm trazido prejuízos e perdas de conquistas históricos da categoria. Se não bastam as perdas, vem ainda, o sentimento de sermos enganados pelo nosso próprio comandante e chefe, que durante as campanhas nos encheu de esperança, através de promessas que até hoje em nada fomos atendidos, mesmo com os vídeos que a internet nos mostra dia a dia nas redes sociais.

Haveremos de perguntar:

- Cadê o concurso e ingresso de cinco mil homens e a contratação de todos os concursados, “pois meu governo será valorizado a meritocracia”.

- Cadê o seguro de vida, plano de carreira. “E vamos valorizar a meritocracia, valorizar e melhorar as promoções” Na realidade o que fez foi despromover oficiais.

-  Cadê a incorporação da bolsa desempenho para atender os inativos, pois agora o Estado está equilibrado. Na verdade, nos colocou no patamar histórico do pior salário do Brasil.

Esta caminhada de sete anos de perdas de paridade e sucateamento da a instituição dos órgãos do sistema de segurança do Estado chegou ao ponto de fechar o IPC e paralisar as atividades da polícia científica do Estado por atos do Ministério Público do Trabalho. Pasmem! Os agentes da Polícia Civil recorrendo a Justiça para obterem coletes a prova de bala não vencidos, e assim poderem enfrentar a bandidagem com o mínimo de condições.

Não é diferente na polícia militar. Além de seu efetivo reduzido, a corporação também vive momento triste de suicídios, decorrentes de estresse e acontecimento nunca visto de assassinatos dentro dos próprios quarteis envolvendo companheiros de farda. É lamentável essa marca que no entendimento das entidades não tem relação nenhuma com uma boa gestão , pelo menos na área de segurança, pois os dados por si só falam.

“Vou eleger a meritocracia na promoção por merecimento e escolha dos chefes e diretores”. Promessa feita pelo governador Ricardo Coutinho.

Infelizmente temos assistido e presenciado ações de privilegiar apadrinhados políticos e incentivar a indisciplina, onde os oficiais mais antigos precisam e devem ser minimamente respeitados. O que se assiste é o desrespeito a legislação da instituição, onde batalhões passaram a ser comandados por majores em detrimentos de dezenas de tenentes-coronéis nos corredores dos quarteis, sem função.

Com esse quadro de sucateamento dos órgãos de segurança pública da Paraíba, quem mais sofre é o cidadão e a cidadã, que assiste o golpe de mídia que tudo anda as mil maravilhas, mais na prática vive uma situação nunca vista de sensação de insegurança. Veja que de 2003 até 2008- período de 08 anos catalogamos 7443 homicídios - CVLI, enquanto no período de 2011 a 2017 já registramos o patamar de 10.380, ou seja um aumento de 35%.

Por tudo isso vamos continuar buscando melhor atender a sociedade paraibana, com o risco da própria vida, mesmo diante do quadro que se apresenta, tentando e buscando colaborar com o governo, insistindo na busca de diálogo e o mínimo de dignidade para a família policial e bombeiros militares.

Aniversariantes

04/05/2024

  • JOSÉ J. LOPES XAVIER JÚNIOR - Major
  • GILBERTO SIMÕES DE ARAÚJO - Major
  • RAONY DE MELO FRANÇA - Capitão
  • GERSON DE CARVALHO LIMA - Major
  • ABIMAEL PEREIRA DA SILVA - CAPITÃO
  • SÍLVIO DE AZEVEDO SOUZA - Major
  • FERNANDA DE OLIVEIRA ALVES